quinta-feira, 14 de julho de 2011

IML identifica corpo de copiloto de avião que caiu no Recife


O corpo do copiloto Roberto Gonçalves foi identificado na manhã desta quinta-feira (14) pelo Instituto de Medicina Legal (IML). Ele estava na cabine do avião que caiu no Recife nesta quarta-feira (13), ao lado do piloto, transportando 14 passageiros. Todos morreram. Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, a identificação de Gonçalves foi feita por meio de digitais, que permaneceram intactas.
De acordo com a direção do IML, o corpo do copiloto ainda não foi liberado para a família providenciar o sepultamento.
O IML iniciou o processo de identificação dos corpos das 16 vítimas que estavam no avião que caiu na manhã desta quarta-feira. Segundo informações de peritos e legistas, alguns corpos ficaram carbonizados. Para concretizar a identificação, isso será feito analisando impressões digitais, arcadas dentárias e exames de DNA.
Familiares das vítimas estão concentrados no Hotel Atlante Plaza, onde o instituto irá divulgar o andamento da identificação e possível liberação dos corpos para os sepultamentos. Boletins do IML serão divulgados aos parentes no fim de cada dia. As famílias de outros estados receberão informações sobre a liberação dos corpos por meio do IML local.
Voos suspensos
A empresa Noar Linhas Aéreas decidiu suspender, nesta quinta-feira, os voos que realizaria com partida do Recife em direção às cidades de Maceió e  de Mossoró (RN). A companhia aérea já havia suspendido a operação na quarta-feira após o acidente no Recife.
O acidente com o bimotor da Noar ocorreu pouco antes das 7h. Ele havia decolado do aeroporto internacional do Recife com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte. Quatro minutos após a decolagem a aeronave caiu em um terreno perto da Avenida Boa Viagem.
De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, os passageiros foram encaminhados para outras companhias ou serão acomodados em outros meios de transporte. A empresa diz que a paralisação das atividades se deve à reorganização da empresa após o acidente.
No dia do acidente, a empresa havia divulgado nota informando que a suspensão dos voos valeria apenas na quarta. A expectativa é que eles sejam retomados na sexta-feira (15).

Aeronave com pouco uso
Giovanne Farias, diretor comercial da empresa aérea, disse que a última manutenção na aeronave foi realizada no fim de semana passado. "O avião tem menos de um ano de uso. A manutenção foi feita no fim de semana. A aeronave voou pela última vez nesta terça-feira [12]."
Ele afirmou ainda que a aeronave tinha menos de um ano de uso e que o modelo é considerado seguro. "A aeronave estava com o peso de 5.559 quilos e o máximo permitido é de 6.600 quilos. Estava dentro das normas."
As caixas-pretas da aeronave foram localizadas. A análise dos equipamentos, responsáveis pelo registro dos instrumentos do avião e da conversa entre os tripulantes, irá ajudar a compreender como aconteceu o acidente com o bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas.
A leitura dos dados será realizada no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), desde que os materiais não estejam danificados. Os motores da aeronave, também retirados, serão encaminhados para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para análise.

Contatos piloto e torre
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto relatou pane logo após a decolagem. De acordo com dados do centro de controle do aeroporto, o piloto informou 55 segundos após a decolagem que o avião apresentava problemas.




No relato à torre, ele disse que tentaria pousar ainda na cabeceira 36 da pista do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, de onde partiu as 6h51. A intenção era fazer o pouso de emergência no sentido contrário ao da decolagem.


Dois minutos depois, às 6h53min57s, ele retomou o contato com os controladores de voo, dizendo, desta vez, que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem. O centro de controle do espaço aéreo de Recife perdeu totalmente o contato com o avião e ele sumiu da tela do radar às 6h54min18s, quatro minutos após a decolagem.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a aeronave acidentada “estava com a manutenção em dia” e que não irá determinar a suspensão dos voos da empresa.
Mapa mostra sequência de contatos entre torre de controle e piloto antes de queda no Recife, segundo dados da FAB (Foto: Arte/G1)





































Fonte:
G1

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