Com muita simpatia e simplicidade, a chef Ana Rita Suassuna surpreende aos participantes com as particularidades da gastronomia sertaneja. A cada prato que ensina aos finalistas, Ana também tem o cuidado de contar uma história a respeito da iguaria que está fazendo.
O cardápio está completo: bebida, entrada, prato principal e sobremesa. Para começar, Ana prepara uma bebida que mistura cachaça, aguardente e mel de abelha, conhecida como cachimbo. Para abrir o apetite, antes da refeição principal, ela ensina como se faz a maxixada. Na receita, ela usa maxixe, coco, coentro e cebolinha. Ainda estava por vir o protagonista do dia: o saboroso cozido de galinha com pirão de cuscuz. Para encerrar os trabalhos, um docinho de coco de dar água na boca: beijo. O doce tem uma curiosidade, ele, diferente de outros docinhos de festa, não leva leite condensado.
Presentão
Antes de se despedir dos participantes, a chef entrega, a cada um deles, um exemplar de seu livro “Gastronomia Sertaneja”. Na obra, Ana Suassuna resgata mais de cem sugestões do semiárido nordestino, com receitas tradicionais, embasadas com as histórias de cada prato, os festivais onde são servidos e os ingredientes, às vezes únicos da região. A chef também é especialista em educação, com trabalhos desenvolvidos para o Ministério da Educação, em Brasília.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário