segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vistoria aponta que 76 bueiros têm alto risco de explodir no Rio



Um bueiro soltou fumaça em Copacaba na manhã desta segunda (12) (Foto: Reprodução / TV Globo)
Um bueiro soltou fumaça em
Copacabana na manhã desta
segunda (12) (Foto: Reprodução/
TV Globo)

Em um mês de monitoramento, os agentes da Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro constataram que 76 bueiros da cidade apresentaram alto risco de explosão. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (12), pela própria Secretaria. Em nota, o órgão informou que 4.225 caixas subterrâneas foram vistoriadas.

As equipes percorreram as principais ruas da Tijuca, na Zona Norte, Copacabana, Ipanema, Botafogo, Flamengo, Catete, Laranjeiras e Cosme Velho, na Zona Sul, e Centro.
De acordo com a prefeitura, em todos os casos o protocolo de emergência foi acionado, com a comunicação imediata ao Centro de Operações Rio e as concessionárias Light e CEG. Os bueiros foram isolados e sinalizados para reparo imediato pelas concessionárias.

O monitoramento terá duração de seis meses, e é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, do Governo do Estado, do Ministério Público e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ).

A Light informou que equipes da concessionária acompanharam as inspeções e que, quando identificados índices anormais de presença de gás em caixas subterrâneas, são adotados os procedimentos de rotina, com a retirada das tampas, para facilitar a ventilação e dissipação do gás, e isolamento do entorno.
A concessionária informou, ainda, que continua trabalhando para concluir o Plano de Manutenção Emergencial para recuperar toda a rede subterrânea. Segundo a empresa, o monitoramento da rede será ampliado por meio de sensores instalados nas câmaras transformadoras.

G1 entrou em contato com a CEG, mas a concessionária ainda não se pronunciou sobre o balanço divulgado pela prefeitura.

Bueiro solta fumaça em Copacabana
Pela manhã, um bueiro soltou fumaça na Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Técnicos da Light foram acionados para o local.
Segundo a concessionária, a presença de água em uma caixa subterrânea provocou a eliminação de vapor. Funcionários da companhia já trabalham na retirada da água do local. Não houve interrupção no fornecimento de energia.

De acordo com testemunhas, o bueiro fica próximo ao número 577. Não há informações sobre feridos.

Curto-circuito no Leblon

No domingo (11),três bueiros soltaram fumaça pela manhã, no Leblon, também na Zona Sul. Segundo a Light, a fumaça foi provocada por um curto-circuito em um cabo da rede elétrica. Segundo a empresa, as três tampas dos bueiros foram deslocadas.
As caixas subterrâneas ficam dentro de um condomínio na Avenida Ataulfo de Paiva, esquina com Avenida Borges de Medeiros. Bombeiros do quartel da Gávea chegaram a ser enviados para o local. Segundo a corporação, ninguém ficou ferido.
Vistoria
A prefeitura do Rio anunciou, no dia 5 de agosto, que uma empresa terceirizada foi contratada para vistoriar os bueiros na cidade. Na época, a prefeitura informou que a iniciativa previa a inspeção de 10 mil bueiros por mês, mesmo que não houvesse risco de explosão. O serviço é realizado pela Concremat, contratada em caráter emergencial por seis meses. O contrato custará aos cofres públicos cerca de R$ 4,2 milhões.
De acordo com a prefeitura do Rio, doze equipes trabalham em turnos diurno e noturno. O monitoramento é feito em caixas de inspeção e câmaras transformadoras. Os técnicos utilizam detectores para verificar a presença de gás inflamável e explosivos. A incidência de altas temperaturas também é checada com o apoio de um termovisor.
Quando um bueiro com risco de explosão é encontrado, o protocolo de emergência é acionado, comunicando o problema imediatamente ao Centro de Operações Rio e as concessionárias Light, de energia elétrica, e CEG, de gás.
Fonte:
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM QUAL PAÍS VOCÊ MORA?

Você costuma apostar o seu dinheiro em loterias?

Você se considera uma pessoa sem preconceitos contra gays?