O vice-presidente da Sony, Kazuo Hirai, afirmou neste domingo (1º) que a PlayStation Network (PSN), a rede de games on-line do PlayStation 3 e do PSP, irá voltar ao ar ainda nesta semana. Ele culpa um "ataque externo" nos servidores da PSN em San Diego, nos EUA, como responsável pela queda no serviço. Um cargo foi criado para cuidar exclusivamente da segurança do serviço dos videogames.
"Este ato criminoso em nossa rede não prejudicou apenas os nossos jogadores, mas toda a indústria de games", disse. "Estamos trabalhando contra o relógio para restaurar os serviços. Aprendemos algumas lições durtante este processo".
Ele afirmou que assim que o sistema retornar, os jogadores serão obrigados a realizar uma atualização de sistema obrigatória, que será feita por meio de download, e a trocar as senha utilizada no serviço. Isso, segundo Hirai, vai "resolver" o problema do ataque hacker que obrigou a empresa a desligar o serviço de jogos on-line e compra de games pela loja virtual dos consoles desde o dia 20 de abril. Mais de 77 milhões de contas foram afetadas em todo o mundo, com dados pessoais como nome completo e endereço e, em alguns casos, número de cartão de crédito, caindo nas mãos dos responsáveis pelo ataque.
Embora a Sony não dê um dia específico para o religamento da PSN, a companhia explica que o serviço ocorrerá em fases, acontecendo região por região. Inicialmente, a empresa irá restaurar partidas de jogos on-line para o PS3 e o PSP, acesso ao gerenciamento da conta, utilizar a lista de amigos, acessar a PlayStation Home (mundo virtual da empresa), fazer o download de filmes e usar o serviço de música sob demanda Qriocity (não disponíveis no Brasil).
Um programa de "boas-vindas"aos jogadores dará 30 dias gratuitos do PlayStation Plus, que dá algumas vantagens para os assinantes como games gratuitos, acesso antecipado para games e guardar o progresso dos games (os saves) na "nuvem". Os atuais assinantes ganharão um mês a mais do serviço assim que sua conta expirar. Outros conteúdos, como filmes e games, serão oferecidos gratuitamente aos usuários, mas Hirai disse que isto pode variar de região para região.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário