“Olha o gigante vindo”. Esse foi o grito de várias crianças de um colégio de Cuiabá ao avistarem Damião Rodrigues, jogador de basquete que mede 2,23 metros. O atleta está em Mato Grosso para jogar em um time da capital e também dar aulas de basquete para crianças.
Damião mede 51 centímetros a mais do que a média da população brasileira, já que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a altura média dos homens no país é de 1,72 metros.
A equipe do GloboEsporte.com conheceu Damião na escola onde ele vai desenvolver trabalho esportivo com crianças. Elas ficaram impressionadas com a altura do jogador e reparavam em tudo. Algumas queriam até saber se também cresceriam como o "gigante" que estava à sua frente.
Muito alto desde a adolescência, o jogador começou a carreira aos 15 anos no interior do estado de São Paulo. Damião esteve nos Estados Unidos por quatro temporadas onde disputou a Liga Universitária Americana de Basquete, além de treinar na mais renomada liga de basquete do mundo, a NBA.
- Eu tenho dificuldade de achar cadeira do meu tamanho, camas e até sapato - revela o atleta, sobre as dificuldades que enfrenta por ser muito alto.
Durante uma das primeiras visitas na escola onde vai trabalhar, Damião jogou com um parceiro difícil. Vitor Fernandes de Mello tem apenas 10 anos e levou a sério o jogo.
- Me falaram que no basquete tem mais chances de ser o melhor do mundo e eu quero ser igual o Michael Jordan -, conta o pequeno.
Ao ser questionado se o tamanho do adversário assustou, Vitor responde com a curiosidade de uma criança.
- Ele é grandão né? Será que eu fico do tamanho dele? - e emendou com uma resposta de jogador profissional. - Eu aprendi bastante com o jogo de hoje. Fui bem porque a partida terminou empatada -, concluiu o futuro atleta.
Damião Rodrigues vai dar aulas de basquete para crianças de escola em Cuiabá (Foto: Iara Vilela/GE MT) |
O pequeno Vitor encarou Damião em um desafio de basquete (Foto: Iara Vilela/GE MT) |
Fonte:
Lindo
ResponderExcluir