segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Guia do título: na ponta, Corinthians vê chances saltarem de 27% para 45%


De volta à liderança, o Corinthians foi a equipe mais beneficiada com os resultados da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além de vencer o Atlético-GO no Pacaembu, o Timão viu as suas chances de título aumentarem bastante, já que os maiores concorrentes na luta pela taça não venceram. O Vasco foi derrotado pelo Inter, enquanto o São Paulo empatou com o Cruzeiro, o Botafogo empatou com o Bahia e o Fluminense perdeu para o Flamengo, que era o sexto colocado e pulou agora para a quarta colocação. As chances de título do Corinthians subiram de 27% para 45%, segundo o matemático Tristão Garcia, enquanto a probabilidade de o Vasco ser campeão foi de 39% para 26%. Veja abaixo as probabilidades de título e o caminho de cada equipe até a última rodada.

Entre os aspirantes ao título, o grande perdedor da rodada foi o Botafogo, que empatou com o Bahia, em São Januário, mesmo tendo um jogador a mais desde os 38 minutos do primeiro tempo. Foi o terceiro jogo sem vitória do Alvinegro, o que fez suas chances de título caírem para 12%. Por outro lado, as chances do Flamengo, com a vitória no Fla-Flu, dobraram de 3% para 6%.
Para Tristão Garcia, as dez rodadas que faltam serão as mais difíceis da história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos em função dos clássicos nas últimas rodadas, jogos teoricamente mais complicados. Segundo o matemático, é improvável que uma equipe faça mais do que 24 pontos nos 30 que ainda estão em jogo.
Panorama dos últimos anos
Na comparação, desde 2006, primeira temporada em que o campeonato de pontos corridos teve 20 clubes na disputa, apenas em duas vezes o campeão brasileiro não estava entre os quatro primeiros nesta altura da competição. Aconteceu em 2008, com o São Paulo, que conseguiu o recorde de 26 pontos e arrancou rumo à taça. No ano seguinte, o campeão foi o Flamengo, que nos últimos dez jogos marcou 23 pontos e conseguiu o título. Assim como nas últimas rodadas, o líder deste ano segue com a menor pontuação entre os primeiros colocados desde 2006 na 28ª rodada. A esta altura, o melhor desempenho foi o do São Paulo, em 2007, com 63 pontos.
historico G4 (Foto: arte esporte)























Fonte:
globoesporte.globo.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM QUAL PAÍS VOCÊ MORA?

Você costuma apostar o seu dinheiro em loterias?

Você se considera uma pessoa sem preconceitos contra gays?