As medições feitas pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) registraram temperatura de - 6,9ºC em Urupema (SC), nesta terça-feira (5). Esta é a menor temperatura registrada na cidade neste mês. Em Florianópolis, a temperatura chegou a 3,4ºC.
Segundo Marcelo Martins, meteorologista do Epagri/Ciram, os termômetros também registraram - 2,8ºC em Lajes (SC), - 3,2ºC em São Joaquim (SC), - 2,6ºC em Campo Belo do Sul (SC) e - 0,5ºC em Urubici (SC).
Todos os registros foram feitos entre às 6h e 7h desta terça-feira. De acordo com o centro, a temperatura mínima normalmente ocorre perto do nascer do sol, que costuma ocorrer, nesta época do ano, entre 6h e 7h horas. Por isso as mínimas têm ocorrido já com o dia claro.
A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina está limpando trechos das rodovias que ficaam com as canaletas sujas por conta do volume de água nos dutos. A ação evita que a água retorne para a pista, evitando acidentes na região. A corporação está usando sal para retirar o gelo acumulado nas pistas.
Em 28 de junho, o Epagri/Ciram chegou a registrar - 8,8ºC em Urupema, o que provocou o congelamento de lagos e cachoeiras.
A cidade de Urupema fica na Serra Catarinense, onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não possui estações meteorológicas, o que impede o instituto de aferir a temperatura no município. O instituto é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal e outros institutos podem apresentar diferentes medições.
Cidade com paisagem 'congelada'
A geada que se formou por conta do frio intenso deixou a paisagem coberta de branco, assim como o telhado das casas, vidros dos carros e até mesmo a água nas torneiras, segundo informações da Prefeitura Municipal de Urupema.
A geada que se formou por conta do frio intenso deixou a paisagem coberta de branco, assim como o telhado das casas, vidros dos carros e até mesmo a água nas torneiras, segundo informações da Prefeitura Municipal de Urupema.
Até mesmo os funcionários da secretaria de turismo e urbanismo que precisam realizar a limpeza e manutenção das ruas estão retardando o horário de trabalho, pois segundo o secretário, Angelo Pedro Stupp com o frio que está fazendo não tem como trabalhar normalmente ao ar livre com a cidade congelada.
A cachoeira localizada abaixo do Morro das Torres ficou congelada pelo segundo dia consecutivo e deverá permanecer assim, pelo menos até o final desta semana, segundo a administração municipal.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário