Pelé acenderá a pira dos Jogos Mundiais Militares 2011, no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo) |
A cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Militares - que começam no próximo sábado, no Rio de Janeiro - contará com um espetáculo de cores, luzes e música. Um dos momentos mais esperados do evento, realizado no Estádio Olímpico João Havelange (o Engenhão) a partir das 16h, terá a presença do rei do futebol, o Pelé. O ex-jogador vai subir ao palco para acender a pira da quinta edição dos Jogos, diante de 2.300 pessoas esperadas para a cerimônia.
Edson Arantes do Nascimento, o Atleta do Século XX, foi escolhido pelos organizadores por já ter representado as Forças Armadas na seleção de futebol militar no início de sua carreira.
A programação promete emocionar os cariocas. A primeira parte da festa será dedicada às belezas naturais do Brasil e sua fauna diversificada. Entrarão em cena golfinhos, cardume de peixes, tamanduás, formigas, borboletas, entre outros animais. Destaque para uma sucuri de 22m de comprimento, com partes articuladas, que pretende impressionar o público no Engenhão.
Na segunda parte, será a vez do imaginário infantil. As crianças e adolescentes vestirão fantasias com as cores da bandeira brasileira – branco, azul, verde e amarelo – durante a apresentação. A maioria foi selecionada no Projeto Forças no Esporte, do Ministério da Defesa, criado em 2003, e que faz parte do Projeto Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes. Ambos promovem a inclusão social de jovens pela prática esportiva.
Do grupo de adolescentes, cerca de cem fazem aulas de dança de salão – alguns também são bailarinos. Além disso, cinco gerentes de palco vieram da Inglaterra, Austrália, Itália e Espanha especialmente para trabalhar na festa de abertura dos Jogos Mundiais Militares. No palco de cinco mil metros quadrados, localizado no setor Norte do Engenhão, vão se apresentar o grupo Paralamas do Sucesso e os cantores Toquinho e Zizi Possi.
Antes da entrada das delegações, haverá ainda uma roda de samba com Jorge Aragão, Dudu Nobre, Alcione e Diogo Nogueira. Arion, mascote dos Jogos, também terá uma entrada triunfal no Engenhão. Ele surgirá, sob efeitos especiais, ao lado de outros personagens que representam as Forças Armadas e as forças auxiliares (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar).
Cerca de quatro mil atletas, representando 112 países, participarão desta quinta edição dos Jogos. Na entrada de cada uma das delegações, a bandeira do país será iluminada. Um grande telão, próximo ao palco dos artistas, mostrará todos os detalhes da cerimônia de abertura.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário