Renato Gaúcho tornou-se famoso pelos gols por Grêmio, Flamengo e até Seleção Brasileira. Artilheiro da Taça Libertadores e do Mundial Interclubes de 1983, ele ganhou o apelido de "Homem gol". O tempo passou, Renato virou técnico e agora comanda o sétimo pior ataque da história do Campeonato Brasileiro. Em nove partidas, o Furacão marcou apenas dois gols - empata, por exemplo, com o Flamengo do Piauí de 1978, com o Coletina de 1979 e com o Itabaiana de 1982. Para melhorar os números ofensivos do Atlético-PR, Renato usa a experiência dos tempos de atleta.
- Procuro mostrar muito para os jogadores, principalmente aos atacantes, a maneira como eu gostava de jogar - explicou Renato Gaúcho, que, mesmo não sendo atacante de referência, marcou vários e importantes gols durante a carreira.
A escassez de gols do Atlético-pR não pode ser explicada pelo baixo número de finalizações. Muito pelo contrário. O Furacão é o terceiro que mais chuta entre os 20 times do Brasileirão. Com 135 conclusões, ele fica atrás apenas de Atlético-MG e Coritiba - esses dois, porém, marcaram 12 e 15 gols, respectivamente. O motivo para o Rubro-Negro ter feito apenas dois gols é a falta de confiança, segundo Renato Gaúcho:
- É a cobrança, ele fica com medo de errar, é a confiança. Essa confiança, tenho procurado passar para o grupo, para que eles possam arriscar sem medo de errar, porque, quando você bate com medo de errar, a margem de erro aumenta. A partir do momento em que você vai com uma confiança maior, pode ter certeza que você tem grandes chances de acertar - explicou.
Para recuperar essa confiança, o técnico conversa bastante com o grupo. Segundo o meia Madson, isso já mudou o ambiente no clube.
- Ele elogia bastante, dá força, passa confiança. Ele dá aquilo que o jogador precisa, fala o que tem que falar, na hora certa. Eu tenho percebido que o astral, o clima de nós, jogadores, mudou um pouco. Pessoal está mais solto, mais alegre - disse Madson, o jogador do Atléitoco-PR que mais finalizou pelo Brasileirão, com 29 tentativas.
O próximo compromisso do Atlético-PR é contra o Vasco, às 18h30m de sábado, no Estádio de São Januário. Com dois pontos em nove jogos, o Furacão é o último colocado, seis pontos atrás do Santos, primeiro fora da zona de rebaixamento. Sétimo colocado, o Vasco, tem 14 pontos, quatro a menos que o Palmeiras, último integrante do G-4.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário