segunda-feira, 4 de julho de 2011

Nova tecnologia de Wi-Fi permite dobrar a duração da bateria

Que os smartphones estão na moda hoje ninguém duvida, mas um grande problema que surgiu com esses telefones é o tempo de duração da bateria. Com tantos recursos a mais em relação a aparelhos de dez anos atrás, como os poderosos processadores e acesso à internet por redes Wi-Fi, corremos o risco de voltar a depender de fios, dessa vez de aimentação de energia.




Justin Manweiler, o salvador de baterias  (Foto: Reprodução)
Justin Manweiler, o salvador
de baterias 

Mas um estudante de pós-graduação, da Universidade de Duke chamado Justin Manweiler descobriu uma maneira de fazer sua bateria durar mais. E não só para seu celular, mas também de seu notebook, porém só quando estiverem usando a tecnologia Wi-Fi.
O problema dos dispositivos Wi-Fi é que quando há muitos dispositivos ocupando o mesmo local acontece uma "competição" pelo uso da rede Wi-Fi para transmissão. Assim, um dispositivo tem que esperar o outro dispositivo transmitir para que seja a sua vez. Essa tentativa e espera faz o notebook ou o smartphone consumir muita energia e em consequência bateria.
A idéia para resolver esse problema foi bem simples: quando o dispositivo não conseguir transmitir ele deve “dormir”, ou seja, ele desliga a sua transmissão Wi-Fi por pouquíssimo tempo, normalmente imperceptível ao usuário. Dessa forma, se gasta muito pouca energia e os dispositivos móveis conseguem economizar até metade da bateria. O sistema que permite essa funcionalidade foi chamado de SleepWell ("Durma Bem" em inglês).
Esperamos que essa tecnologia esteja disponível para todos os dispositivos o mais rápido possível para que nossos notebooks e smartphones possam ficar com muito mais tempo com a carga de bateria. Será que em breve teremos algo parecido para a conexão 3G?
Nova tecnologia Wi-Fi vai permitir dobrar a duração da bateria do seu celular (Reprodução)
Fonte:
TechTudoa tecnologia descomplicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM QUAL PAÍS VOCÊ MORA?

Você costuma apostar o seu dinheiro em loterias?

Você se considera uma pessoa sem preconceitos contra gays?