Microsoft (Foto: Divulgação) |
A Microsoft está testando um sistema que indica a melhor hora de realizar uma compra. Batizado de Prodcast, o programa analisa fatores como histórico de preços, volume de vendas e época do ano para prever quando os itens serão colocados à venda pelo melhor preço.
Após analisar as variáveis, o sistema mostra a probabilidade do preço subir ou descer. Por exemplo, se você está de olho em um computador que custa US$ 763, o Prodcast pode lhe dizer que existe 85% de chance do mesmo produto estar custando entre US$ 670 e US$ 792 dentro de um mês.
Os pesquisadores realizaram alguns testes com consumidores reais. Como resultado, o Prodcast ajudou essas pessoas a pouparem em média 5%.
O sistema ainda se encontra em fases de testes nos laboratórios da Microsoft, e será apresentado numa conferência chamada KDD. Quando lançado, o Prodcast poderá ser integrado a sites de comparação de preços, que atualmente fazem comparativos e mostram aos consumidores onde comprar, mas não o melhor momento para fazer isso.
Para ver o estudo na íntegra, baixe o PDF (em inglês).
Via: NewScientist
Fonte:
a tecnologia descomplicada
Nenhum comentário:
Postar um comentário