quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mais paulista que mineira, Extrema recebe o Timão e sonha com a Copa


São necessários somente 109km de estrada pela rodovia Fernão Dias para ir de São Paulo à casa do Corinthians pelos próximos três dias. Não fosse pelo sotaque dos moradores mais antigos e pela placa que informa a chegada a Minas Gerais, Extrema poderia muito bem ser considerada mais uma das pacatas cidades do interior de São Paulo. No futebol, nada de Cruzeiro e Atlético-MG. A paixão aqui é pelos quatro grandes paulistas. Agora, com um sonho a mais: ver de perto uma das seleções da Copa do Mundo de 2014.
Fundada em 16 de setembro de 1901 e atualmente com uma população de pouco mais de 24 mil habitantes, Extrema ganhou esse nome por estar localizada na divisa de Minas com São Paulo, aos pés da Serra da Mantiqueira. A ligação da cidade, porém, é totalmente com os paulistas. A começar pela distância da capital Belo Horizonte. São exatos 492km de distância, quatro vezes mais do que para se chegar a São Paulo.
Nas ruas, uma das poucas referências a Minas Gerais é o modo de falar das pessoas de mais idade, principalmente em palavras no diminutivo. Ruazinha vira “ruazim”, casa se transforma em “casim”. Mas, quando o assunto é a bola rolando, o amor atravessa o mapa, como explica Antônio Inácio, 63 anos, porteiro do hotel em que a delegação alvinegra está concentrada desde esta quinta-feira pela manhã.
- Cruzeirense? Aqui eu só conheço um! Aqui tem muito torcedor do Corinthians e do Palmeiras. É bem mais perto, né? – explicou.
Mas a modernidade também chegou a Extrema, sobretudo com a garotada. Um grupo de cinco meninos se instalou na entrada do hotel à espera do Timão e mostrou estar antenado à moda: cabelo ao estilo Justin Bieber, boné virado para o lado inspirado em Neymar e até alargadores nas orelhas. No jeito de falar, nada do “mineirês”. O sotaque é semelhante ao “caipirês” do interior de São Paulo.
O coração também não tem nada de Minas Gerais. Entre os garotos, quatro corintianos e apenas um palmeirense. Julio Cesar e Liedson são os ídolos principais. Um tal de Snorf (Seedorf) também foi citado com um provável reforço do Timão. Já o técnico Tite não escapou das piadinhas pela forma que se expressa.
- Ele gosta de inventar umas palavras (risos). Aquele “fala muito” dele também é engraçado – brincou o estudante Maikon José da Silva, de 15 anos, fazendo referência à discussão do treinador com Felipão durante o clássico contra o Palmeiras, pelas semifinais do Campeonato Paulista.
Extrema, aliás, pode fazer parte da Copa do Mundo de 2014. O Hotel das Amoreiras foi pré-selecionado como uma das 145 sedes a receber seleções. A Fifa prepara uma inspeção no local para divulgar os escolhidos. São dois campos de dimensões oficiais e 36 quartos em uma área de 700 mil metros quadrados, além de quatro quadras de tênis, duas piscinas cobertas e aquecidas e uma trilha de 8km para caminhada.
A grande arma da cidade para ser escolhida é...São Paulo! Além da tranquilidade e do pouco movimento ao redor do hotel, localizado em uma área rural, eles apostam na proximidade com os aeroportos de Congonhas, Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas) para facilitar as viagens das equipes. É o jeitinho mineiro com o progresso paulista.
entrada de Extrema-MG  (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)
Entrada de Extrema-MG: à espera da Copa de 2014 (Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)
Praça principal de Extrema-MG  (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)
Praça principal de Extrema-MG: clima pacato (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)
Hotel do Corinthians em Extrema (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)
Campo do hotel em Extrema tem medidas oficias (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)
meninos de Extrema-MG a espera do Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)
Meninos de Extrema-MG à espera do Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)
Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM QUAL PAÍS VOCÊ MORA?

Você costuma apostar o seu dinheiro em loterias?

Você se considera uma pessoa sem preconceitos contra gays?