O vício dos estudantes com tecnologia é parecido com o vício em drogas? Par um grupo de pesquisadores da Universidade de Maryland, nos EUA, sim. De acordo com as suas conclusões, uma pessoa que tenha algum tipo de vício tecnológico ou de mídia e precise passar um dia sem ele, tem altas chances de sofrer da síndrome de abstinência parecida com a de alguém que deixou de usar uma droga, exibindo sintomas como ansiedade e até depressão.
A pesquisa, batizada pelos seus idealizadores de The World Unplugged (que pode ser traduzido livremente para “O mundo desconectado”) pediu para que mil estudantes ao redor do mundo em cinco continentes parassem de usar qualquer gadget eletrônico, deixassem de acessar à internet ou de ligar a TV por um período de 24 horas. Depois desse período, eles deveriam responder uma pesquisa descrevendo o que sentiram.
Alguns deles conseguiram passar esse período sem muitos problemas, chegando até a serem mais atenciosos com livros ou com a família. Mas a grande maioria dos estudantes não foi tão feliz assim. Quatro em cada cinco estudantes que responderam ao questionário disseram ter sentido sintomas de ansiedade, ataques de pânico e solidão extrema durante a fase. Eles usaram expressões como “me senti sozinho” ou “eu entrei em pânico” e até “eu comecei a me sentir louco” para descrever a situação.
Maiores detalhes sobre esta pesquisa estão disponíveis aqui.
Via The Telegraph
a tecnologia descomplicada
Nenhum comentário:
Postar um comentário