segunda-feira, 11 de abril de 2011

Aranha-robô de custo amigável chegará ao mercado e pode ser útil em diversas funções


Sem qualquer sombra de dúvida, os robôs habitam o imaginário coletivo humano há tempos. E como não poderia deixar de ser, eles não são concebidos apenas em formatos humanóides. A exemplo da coruja do filme Blade Runner, muitas empresas também começaram a moldar suas criações a partir de inspirações diversas, sejam elas animais ou não, resultando em robôs exóticos e muitas vezes assutadores. É o caso da Kondo, uma empresa japonesa especializada em criar diversos tipos de robôs. Desta vez, a marca desenvolveu uma aranha-robô repleta de atrativos.
Prestes a chegar ao mercado em maio, aKMR-M6 é uma aranha robótica voltada às áreas de educação, pesquisa e entretenimento, e que conta como grande trunfo: baixo custo. Essa minimização de gastos é possível graças a otimizações, como a utilização de apenas dois servos (um tipo de conector) em cada perna do animal, num total de doze deles, o que, além de economia, também garante melhor performance de movimentos e tração. Em breve, kits com pernas avulsas estarão à venda, possibilitando ao usuário montar sua aranha-robô conforme suas especificações. Pode-se também prender acessórios extras à aranha, por meio dos conectores do tipo servo, deixando-a mais customizada ainda.
Além disso, o equivalente ao que seria a sua “placa mãe” é fabricado em alumínio, o que possibilita customização do robô pelo usuário e também barateia em muito seu preço final. Em termos de movimentos, eles são viabilizados através de software específico e um controlador da própria Kondo, o RCB-4HV, podendo-se adicionar um KCB-1 como controlador acessório. Protegidos em um compartimento estão a bateria NiMH de 10.8V 800mAh, a porção eletrônica do(s) controlador(es), seu interruptor de força e demais conectores.Com preço de lançamento de ¥76,000, o equivalente a $880, o KMR-M6 da Kondo é um robô de baixo custo, em comparação a seus demais colegas de mercado, e aparenta ser útil em inúmeras aplicações. E se você é fã de aranhas mas não tem espaço em casa para um terrário para elas, o KMR-M6 também pode funcionar como um competente animal de estimação eletrônico.
Não deixe de conferir no vídeo abaixo do que este simpático robô é capaz.
Kondo KMR-M6 (Foto: Reprodução)
Kondo KMR-M6 (Foto: Reprodução)
Fonte:
TechTudoa tecnologia descomplicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM QUAL PAÍS VOCÊ MORA?

Você costuma apostar o seu dinheiro em loterias?

Você se considera uma pessoa sem preconceitos contra gays?