Um aplicativo lançado pela empresa SITA permite que passageiros transitando pelo Aeroporto de Copenhagen, na Dinamarca, consigam encontrar sua localização exata e descobrir o melhor caminho para chegar ao portão de embarque.
O programa de realidade aumenta usa a câmera do iPhone para “escanear” o ambiente em torno do passageiro. Ao posicionar o smartphone da Apple em frente a uma loja, por exemplo, o usuário poderá saber quais produtos estão com desconto. O aplicativo, que deve ser lançado em algumas semanas, tem como objetivo otimizar o tempo dos passageiros no aeroporto ao dar sugestões de restaurantes e lojas próximas.
“A nova tecnologia dá aos passageiros uma nova dimensão para a sua estadia no aeroporto”, explica Christian Poulsen, diretor de TI do Aeroporto de Copenhagen. “Mais de 100 mil usuários já baixaram o nosso aplicativo e tivemos um bom retorno dos passageiros. Por isso, decidimos atualizar o programa para incluir a função de realidade aumentada”, completou.
O GPS é utilizado na maioria das aplicações de realidade aumentada para determinar a localização do usuário. No entanto, os sinais do GPS não conseguem penetrar em estruturas de concreto de prédios, não permitindo que a tecnologia funcione internamente.
O aplicativo desenvolvido pela SITA Lab usa a intensidade do sinal a partir de pontos de acesso wi-fi para determinar a localização de passageiros por meio do celular. “Com o tempo, o aeroporto poderá trabalhar com varejistas para oferecer promoções específicas aos passageiros”, disse Jim Peters, diretor de tecnologia da SITA.
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