segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Acidentes com pedestres em SP diminuem após orientação, diz CET


Um levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em 35 cruzamentos das regiões central e da Avenida Paulista, em São Paulo, mostra que houve uma redução de 69% no número de acidentes envolvendo pedestres após o início do Programa de Proteção ao Pedestre. Em maio e junho de 2010 foram 13 acidentes nestes pontos – nos mesmos meses de 2011, foram quatro acidentes.
Nesta segunda-feira (8), a CET começou no Centro e na Avenida Paulista a terceira etapa do programa, com a fiscalização e aplicação de multas aos motoristas que não respeitarem os pedestres no trânsito. Para Eduardo Macabelli, diretor de operações da CET, a redução do número de acidentes ainda não pode ser tomada como definitiva, mas é um indicativo de que o programa está surtindo resultados. “É uma tendência positiva, mas ainda é muito pouco tempo para que a gente possa ter uma análise maior. Mas os números e essas primeiras ações são bastante positivas”, afirmou.



No total, 154 agentes de trânsito foram deslocados para fazer a fiscalização das regiões contempladas, em três turnos. Após uma avaliação dos resultados nesses pontos a fiscalização será ampliada para outras regiões da cidade. “Ninguém quer fazer uma indústria de multas, o que a gente quer é que a população esteja consciente, que a gente consiga mudar esse comportamento da sociedade, e que todos passem a respeitar e dar preferência a travessia”, diz Macabelli.
Cruzamentos
Orientadores de travessia e mímicos que interagem com motoristas e pedestres, presentes desde a primeira etapa do programa, também continuam atuando. Nesta manhã, no cruzamento da Rua Libero Badaró com o Viaduto do Chá, no Centro, eles repreendiam os pedestres que atravessavam fora da faixa ou quando o semáforo estava aberto para os veículos. “O pedestre também deve respeitar o semáforo voltado para ele, o tempo de travessia, não atravessando quando o sinal estiver aberto para os veículos”, afirmou o diretor de operações da CET.



A participação do pedestre também é necessária na sinalização da intenção de atravessar a rua. “Há a necessidade de o pedestre fazer o gesto sinalizando que ele quer atravessar, com a mão espalmada aberta, o braço esticado. É fundamental para que o motorista visualize e também os nossos agentes identifiquem que o pedestre quer iniciar a travessia, para que possam autuar com mais presteza. É fundamental que o pedestre procure sempre as faixas de pedestre e que faça o gesto. Aí sim o motorista sempre terá a obrigação de dar a preferência”, disse Macabelli.
Os motoristas admitem que algumas vezes, com a pressa do trânsito de São Paulo, se esquecem dos pedestres. “A gente sempre dirige atrasado, com medo de pegar mais trânsito ainda. Às vezes me esqueço de parar para alguém atravessar, sim. Com essa fiscalização, temos que ficar mais atentos. Para não levar multas, vou começar a respeitar mais o pedestre na marra”, afirmou o vendedor Carlos Oliveira.



A comerciante Fátima Menezes, que costuma estar dos dois lados – dirige mas também anda a pé por São Paulo – as medidas são extremamente necessárias para São Paulo, e já deveriam ter sido implantada antes. “Quando não estou de carro vejo o quanto o pedestre é desrespeitado. Dentro do carro, as pessoas esquecem de tudo. Vamos ver se com multas agora as pessoas passem a prestar mais atenção.”
Infrações
As três principais infrações cometidas pelos motoristas em relação aos pedestres é o desrespeito quando ele já iniciou sua travessia, quando ele está atravessando em pontos sem semáforo ou quando ele não concluiu sua travessia em uma conversão.
“É uma questão de cidadania, porque estamos avaliando em pesquisas que o motorista conhece a campanha. Cerca de 93% dizem que conhecem a campanha e que respeitam. Só que nós fizemos um levantamento em quatro cruzamentos e 90% desrespeitaram. É um comportamento que ele está tendo, até inconscientemente ele vem praticando uma irregularidade, que é gravíssima e que agora vai ser coibida, e que ele precisa ficar alerta”, afirmou Macabelli.
Veja as infrações que os fiscais anotarão a partir desta segunda
InfraçãoNívelPontosMulta 
Deixar de dar preferência a pedestre ou a veículo não motorizado na faixa a ele destinadagravíssima7191,53
Deixar de dar preferência a pedestre ou a veículo não motorizado que não tenha concluído a travessiagravíssima7191,53
Deixar de dar preferência a pedestre ou a veículos não motorizado que esteja concluindo a travessia na transversal (quando o veículo faz conversão)grave5127,69
Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto de braço/luz indicadora, mudança de direçãograve5127,69
Parar sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminosomédia3 85,12




Mímicos orientam pedestres em cruzamento no Centro de SP (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Mímicos orientam pedestres em cruzamento no Centro de SP (Foto: Juliana Cardilli/G1)


Agente da CET orienta motorista (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Agente da CET orienta motorista (Foto: Juliana Cardilli/G1)


Artista alerta pedestres no Centro de São Paulo (Foto: Gustavo Rampini/AE)
Artista alerta pedestres no Centro de São Paulo (Foto: Gustavo Rampini/AE)


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