quinta-feira, 14 de julho de 2011

Michael Stipe, do R.E.M., faz 'serenata' para acordar astronautas

Header matérias Atlantis (Foto: arte / G1)

Imagem de Michael Stipe transmitida pela Nasa TV durante despertar dos astronautas (Foto: Reprodução/Nasa TV)
Imagem de Michael Stipe transmitida
pela Nasa TV durante despertar dos
astronautas (Foto: Reprodução/Nasa
TV)

A tripulação do ônibus espacial Atlantis foi acordada nesta quinta-feira (14) com uma "serenata" do vocalista do R.E.M. Michael Stipe. O músicou cantou o refrão da música "Man on the moon" e mandou uma mensagem especial aos astronautas.
"Bom dia, Atlantis. Este é Michael Stipe, do R.E.M.. Nós desejamos muito sucesso em sua missão e agradecemos as mulheres e homens da Nasa que trabalharam no ônibus espacial por três décadas. Da Terra, um muito bom dia para vocês", disse Stipe.
O músico americano gravou a mensagem em Veneza, na Itália, "onde Galileu primeiro apresentou ao governo seu telescópio e onde em 1610 ele escreveu 'O Mensageiro das Estrelas', onde contava suas primeiras descobertas astrônomicas, que mudaram nossa visão do universo", disse Stipe em nota.
Não foi a primeira vez que uma música da banda foi usada para acordar uma tripulação. Em 1993 e 1997, "Shiny Happy People" despertou os astronautas a bordo do Columbia e do Discovery, respectivamente.
Acordar os astronautas com músicas especiais é uma tradição da Nasa. Na quarta, a mensagem foi do britânico Elton John. Veja as músicas usadas como despertador nos dias anteriores da missão:
Quarta: "Rocket Man", de Elton John. Assista.
Terça: "More", de Matthew West, a pedido do astronauta Rex Walheim. Assista.
Segunda: "Tubthumping", de Chumbawamba, para Sandy Magnum. Assista.
Domingo:"Mr. Blue Sky", da Electric Light Orchestra, para o comandante Chris Ferguson.Assista.
Sábado: "Viva la Vida", do Coldplay, para o piloto Doug Hurley. Assista.
A missão
O Atlantis levou quatro toneladas de suprimentos para a estação espacial -- o suficiente para mais de um ano.
Esta missão é a última do Atlantis, da frota dos ônibus espaciais e da Nasa. Não há previsão de quando ocorrerá outro voo tripulado em um veículo da agência.
A decisão de aposentar a frota veio após o desastre com o Columbia. A orientação do então governo Bush era finalizar ISS, aposentar a frota até 2010 e desenvolver uma nave nova que deveria estar em operação em 2014.
De lá para cá, o governo Obama confirmou a aposentadoria do programa, mas permitiu um ano a mais de voos, até 2011. As operações na ISS foram estendidas até pelo menos 2020. E o programa de naves da administração Bush, o projeto Constellation, foi cancelado. Em seu lugar, o atual presidente ordenou que a parte de desenvolvimento e construção de espaçonaves fosse delegada à iniciativa privada, enquanto a Nasa se dedicaria a pensar as próximas fronteiras da exploração espacial.
“Vamos começar a estender as fronteiras que temos para que não fiquemos fazendo a mesma coisa repetidamente. Vamos pensar sobre qual é o próximo horizonte. Qual é a nova fronteira? Mas para fazer isso, vamos precisar de avanços tecnológicos que ainda não temos”, disse Obama em uma entrevista com usuários do Twitter.
O presidente americano afirmou que a “nova fronteira” pode ser Marte e que, para chegar lá, “um asteroide é um bom ‘pit stop’”.
O Atlantis
A nave leva quatro astronautas experientes: o comandante Christopher Ferguson, em sua terceira missão; o piloto Doug Hurley, em sua segunda; e os especialistas de missão Sandy Magnus e Rex Walheim, ambos com três missões cada.
O quarto ônibus espacial da Nasa está em operação há 26 anos e é responsável por alguns dos grandes marcos do programa americano: ele lançou o telescópio espacial de raios gama Compton e as sondas Magellan para Vênus e Galileo para Júpiter.
Insígnia da missão com a letra grega ômega simboliza o fim do programa do ônibus espacial (Foto: Nasa/Divulgação)
Insígnia da missão com a
letra grega ômega simboliza
o fim do programa do
ônibus espacial (Foto: Nasa
/Divulgação)
A nave também foi a primeira americana a acoplar com a estação espacial russa Mir, para onde fez sete voos consecutivos, entre 1995 e 1997.
Em 2009, o Atlantis fez a última missão de reparos prevista para o telescópio espacialHubble, que permitiu que o observatório orbital, que estava definhando na época, pudesse ter sua expectativa de vida estendida para até 2014.
No voo seguinte, ele bateu o recorde do Discovery de menor número de problemas técnicos em uma missão: 54. Em 2010, bateu seu próprio recorde e baixou o número para 46.
A missão de 2010 estava prevista para ser a aposentadoria oficial do ônibus espacial. A atual era apenas uma missão de stand-by que seria usada para caso de necessidade de resgate do Endeavour, que, na época, estava previsto para fazer a missão final da frota. Com a decisão de tornar o voo de resgate em uma missão oficial, a nave foi recolocada em serviço.
Após a aposentadoria, o Atlantis será a único que continuará na Flórida, em exibição no complexo de visitantes do Centro Espacial Kennedy. O Discovery será enviado ao Museu Smithsonian na capital americana, Washington DC, no lugar do protótipo Enterprise, que nunca foi ao espaço e será transferido para Nova York. O Endeavour irá ao Centro de Ciência da Califórnia, em Los Angeles.
Fonte:
G1

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