quinta-feira, 12 de maio de 2011

Corinthians tenta repetir feitos de 1930 e 1941 para comemorar título na Vila

No domingo o Corinthians tentará repetir feito obtido duas vezes durante os seus quase 101 anos de história: conquistar um título na Vila Belmiro. Em 1930 e 1941, a equipe de Parque São Jorge deixou a Baixada Santista com o troféu do Campeonato Paulista na bagagem após vencer o rival alvinegro.

Naquela época, o Estadual era disputado por pontos corridos. Em 1930, o Corinthians chegou à última rodada com 42 pontos, contra 40 do time litorâneo. A goleada por 5 a 2 evitou uma partida extra, que ocorreria em caso de vitória santista.
"Para se ter uma ideia do que foi esse embate, basta que se diga que, tendo sido abertos ao meio dia os portões do campo, já às 13 horas podia-se calcular em cerca de 10.000 pessoas (...) pelas enormes dependências do 'estadinho' do Santos. E os bondes, sempre apinhados, continuavam a conduzir gente para a Vila Belmiro", informou o jornal "A Gazeta", de 5 de janeiro de 1931. O duelo ocorreu um dia antes.
Segundo "A Gazeta", antes mesmo do término da partida, os aficionados já invadiram o campo para abraçar e carregar os atletas. Os rivais São Paulo, Palestra Itália (hoje Palmeiras) e Santos acabaram com 40 pontos, contra 44 dos corintianos.

TIME DO CORINTHIANS CAMPEÃO PAULISTA DE 1930


Em 1941, o título veio por antecipação. Em 28 de setembro, o invicto Corinthians ganhou do Santos por 3 a 2 e abriu uma vantagem que não poderia ser mais tirada pelo São Paulo, a três rodadas do término do certame.
No final, a equipe alvinegra, cujo destaque era o goleador Teleco, terminou com 35 pontos, contra 31 do rival tricolor e 30 do Palestra Itália. Uma derrota para o Palestra na penúltima rodada estragou a campanha invicta.

TIME DO CORINTHIANS CAMPEÃO PAULISTA DE 1941


Desde então, o Corinthians nunca mais deixou a Vila como campeão (em 2009, ganhou o primeiro jogo da final, mas a volta olímpico ficou para o Pacaembu). O Santos também nunca conquistou um troféu sobre o rival em casa. O curioso é que o primeiro título da história do time da Baixada ocorreu no Parque São Jorge, casa corintiana, em 1935, antes mesmo de Pelé nascer.
A partir das 16h deste domingo, os alvinegros decidem o Paulista de 2011  na Vila. Um empate leva a disputa para os pênaltis. Todos os ingressos foram vendidos antecipadamente, sendo que os visitantes da capital paulista terão direito a pouco mais de 700 bilhetes.
Arquivo / Memorial do Corinthians
(Da esq. p/ dir.) Em pé - Leone Gambarotta, Grané, Tuffy, Guimarães, Del Debblo e Munhoz; Agachados - Apparicio, Figueiredo, Gambinha, Ratto e De María
Arquivo / Memorial do Corinthians
(Da esq. p/ dir.) Em pé - Chico Preto, Ciro, Agostinho, Brandão, Dino e Jango;
Agachados - Tite, Joane, Teleco, Servílio e Milani
Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM QUAL PAÍS VOCÊ MORA?

Você costuma apostar o seu dinheiro em loterias?

Você se considera uma pessoa sem preconceitos contra gays?